Também conhecido como “Não mentir”, este é o oitavo dos 10 mandamentos. Nós mentimos um pouco todos os dias, seja para escapar de um mal estar, se preservar ou escapar de uma saia justa, mas aqui estamos falando daquela mentira que faz mal, que prejudica o próximo.
De acordo com a igreja católica, neste pecado estão inseridas algumas atitudes, como jurar em falso, calúnia, falar mal dos outros, contar mentiras sobre uma pessoa, de maneira que todos acreditem que sejam verdadeiras e a ironia, que é quando falamos o oposto do que estamos pensando.
Quando mentimos, traímos a confiança do outro e corremos um sério risco de sermos pegos. O ditado que diz que “mentira tem perna curta” é verdadeiro. Existem algumas dicas que você pode seguir para descobrir que alguém está mentindo.
Para entender melhor como funciona o nosso mecanismo quando mentimos, assista ao seriado americano Lie to Me. Nele, uma equipe de especialistas presta consultoria para empresas, para a polícia e para o FBI, desvendando fraudes e mentiras. Eles analisam cada micro expressão, gesto e palavra dita, conseguindo assim, pegar quem está mentindo. É muito interessante e você pode assistir no Netflix.
Para ser um bom católico você precisa seguir a risca os 10 mandamentos, para ser um bom ser humano, é só entender o que cada um traz e seguir o seu instinto. Na dúvida, não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.
Aprenda quais são os mandamentos e para que eles servem:
A cozinha é o coração da casa e também pode ser o altar da sua…
Nem todo fim de relação significa ausência de vínculo. É natural que, mesmo depois de…
Vivemos uma era em que a tecnologia avança cada vez mais rápido, alcançando inclusive o…
A Lua, sempre presente no céu noturno, carrega consigo mistérios que atravessam gerações. Não é…
A limpeza espiritual para o amor é muito mais do que um ritual: é uma…
Se você chegou até aqui, talvez esteja buscando respostas que a razão não dá conta…