Aqui no Brasil, e em vários outros países, celebramos o dia do trabalhador em 01 de maio, que inclusive é um feriado nacional. A escolha dessa data para homenagear a classe trabalhadora tem muita história envolvida. Quer entender melhor como surgiu essa celebração? Veja a seguir.
Toda essa história começa nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Nesse dia milhares de trabalhadores de todas as indústrias da cidade de Chicago fizeram uma greve geral e foram às ruas reivindicar por melhores condições de trabalho.
Na mesma data, porém três anos depois (1889) em Paris – França, houve uma
manifestação que foi convocada em homenagem aos protestos de Chicago e também para lutar pelos direitos para os trabalhadores franceses.
Porém, somente 30 anos depois das manifestações de Paris, em 1919, o Senado francês estabeleceu uma mudança na jornada de 13 horas de trabalho para 08 horas. Assim, a data que homenageia o dia do trabalhador foi oficializada como feriado nacional na França.
Em 1920, o dia 1º de Maio também passou a ser feriado na Rússia, seguindo essa tendência mundial, com o passar dos anos essa data foi abraçada por outras nações como Portugal, Espanha, Austrália e Japão.
Nos Estados Unidos e no Canadá, o dia do trabalho é celebrado em setembro. Isso porque nos protestos do dia 1° de maio de 1886, e nos três dias que seguiram, houveram muitos mortos e feridos por conta dos confrontos com a polícia. Assim, sem ânimo para comemorações, os americanos resolveram alterar a data que homenageia o trabalhador.
Há relatos de que aqui no Brasil a data é celebrada desde 1895, e em 1917 o dia do trabalhador foi escolhido para uma greve geral dos trabalhadores brasileiros. Mas foi somente em 1925 que o então presidente da República Artur Bernardes oficializou a celebração da data por meio de um decreto.
A partir daí o dia 1º de maio se tornou o dia de conquistas dos trabalhadores brasileiros. Em 1940, nessa mesma data o então presidente da República Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, que deveria ser capaz de suprir as necessidades básicas de uma família.
No dia do trabalhador do ano de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, que tinha como objetivo resolver pendências judiciais envolvendo as relações de trabalho e os direitos dos trabalhadores.
Em 1943 decretada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), também por Getúlio Vargas. Por muito tempo o dia do trabalhador foi também a data escolhida pelo governo para anunciar o novo salário mínimo.
Atualmente no Brasil, a data é marcada por celebrações e também como dia de luta e de manifestações por parte da classe trabalhadora em busca sempre por melhores condições de trabalho.
Agora que você acabou de ver como surgiu o dia do trabalhador, leia também:
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
A carta A Morte no Tarot costuma assustar os consulentes, entretanto ela é uma carta…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
A carta do Enforcado no Tarot pode parecer assustadora para algumas pessoas, mas seu significado…
A carta A Justiça no Tarot está principalmente ligada à prudência na hora de tomar…