Os marinheiros são personagens bem conhecidos na Umbanda. Sempre alegres, cantam e bebem, se movimentando de lá para cá, dando a impressão de ébrios, mas na verdade estão apenas mareados.
Os marinheiros na Umbanda podem ter tido a mesma profissão em outras vidas ou alguma ligação muito forte com o mar, como caçadores e caiçaras, por exemplo. Por isso, eles gostam de usar roupas brancas e uniformes de marujo.
Como filho da rainha do mar, Yemanjá, seu maior objetivo é trazer muito axé a todos na terra. Eles são mensageiros de paz e fazem rituais de purificação com as energias mágicas e misteriosas das águas, além de cerimônias de descarrego, consultas, passes, desenvolvimento de médiuns e outros trabalhos que possam envolver demandas.
Carregam consigo um sentimento profundo de amizade e fraternidade. E durante suas consultas, gostam muito de ajudar àquelas pessoas que se apresentam com problemas amorosos. Seus conselhos são sempre fiéis e certeiros, porque eles têm uma grande responsabilidade e assumem o compromisso de um trabalho bem feito.
Costumam trabalhar em grupos, pois já enfrentaram guerras e mares agitados, mas também conhecem a calmaria e a bonança. Posicionam-se em rodas, cantam e dançam enquanto se balançam transmutando a energia do mar e de Yemanjá.
O marinheiro é conhecido por ser entidade que se balança como se ainda estivesse no mar. Mas esse desequilíbrio na verdade é efeito das trocas energéticas entre ele e os espíritos durante os trabalhos espirituais.
Enquanto balança, dança, gira e gesticula, se forma um forte campo energético que libera vibrações vindas do oceano, como uma forma de saudar o poder do mistério das águas de Janaína.
Ele atua sobre a influência de forças naturais, como: calmarias (Mistério de Oxalá); raios (Xangô); tufões (Yansã); ciclones (Oyá-Tempo); bancos de areia (Omolu); recifes de corais (Obá); sargaços (Oxóssi) e correntes marinhas (Ogum).
Os marinheiros lidam com os consulentes de forma simpática e extrovertida, deixando o assistido muito à vontade, o que facilita a recepção dessas energias para equilibrar e curar qualquer mal que esteja afligindo a pessoa.
Sua linguagem é bastante simbólica:
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…