Omolu na Umbanda
Muitas pessoas morrem de medo só de ouvir falar em Omolu na Umbanda! Em todas as casas, o mais comum é que as pessoas cultuem Ogum e Yemanjá, mas fiquem receosas quando o assunto é esse polêmico Orixá. No entanto, ele não é só mensageiro da morte e da doença, como muitos podem imaginar. Omolu também traz muitas coisas boas e renovação para vida de seus filhos e de todos que pedem por sua ajuda! Quer saber mais? Confira!
Uma coisa é certa: Omolu na Umbanda é o Orixá dos mistérios. Com sua vestimenta de palha que encobre o seu rosto, pode meter medo em muita gente nos terreiros. Mas isso não significa que seja um Orixá do mal! Aliás, não existe nenhum Orixá do mal. Eles são as forças da natureza.
Omolu na Umbanda é um Orixá poderoso, dono da vida e da morte, responsável pela doença. A doença, muito temida pelo homem, nada mais é que uma mensageira do corpo e da alma. Por isso, aquele que traz a doença pode ser o mesmo que a vai levar embora. E quem é responsável por essa missão difícil? Claro, o corajoso Omolu!
Omolu na Umbanda é um Orixá guerreiro e brabo. É associado à terra e ao fogo porque veio do interior da terra, das lavas vulcânicas do centro de nosso planeta. Abandonado pela mãe Nanã Buruku, nasceu com o corpo coberto de chagas.
No entanto, não é só por causa de sua doença que Omolu se cobre de palha. Ele é rei dos mistérios da vida e da morte, não pode ser olhado de frente pelos homens. Como o Sol e a verdade, ele poderia cegá-los. Por isso, devemos máximo respeito a esse Orixá, que representa melhor do que ninguém o mistério da Vida.
Apesar de seu temperamento forte, nada que uma boa e simples oferenda de pipoca não acalme nesse guerreiro. O banho de pipoca tradicional desse orixá pode ser um valioso trabalho para a saúde de um filho doente ou que esteja passando por um período de depressão.
Na Umbanda, Omolu na Umbanda rege a cabeça de filhos difíceis, que vieram à Terra para muita transformação. Seu dia é segunda-feira, sua cor é o roxo e também pode ser invocado como Obaluaiê, que é a forma em Yorubá de dizer o seu nome.
Filho do Sol, da Terra e do Fogo, Omolu na Umbanda é invocado quando é necessário “matar” um aspecto doente em uma pessoa ou em uma situação. Omolu traz a quebra de padrões e a possibilidade de um recomeço não só para os seus filhos, mas para todos que invocam o seu nome.
“Pai Misericordioso, Senhor da Cura, dos Males do Corpo e do Espírito,
Ilumina a minha mente para que eu não mais padeça com os meus velhos medos,
Para que a Luz Penetrante do Sol queime tudo que não serve mais à minha vida,
Permitindo que o meu amanhã seja de saúde e prosperidade,
Em todos os campos da minha vida,
Na matéria e no espírito.
Que assim seja, meu Pai, amado Filho do Sol e da Terra,
Que você banhe a minha vida
Com as suas bênçãos e com a proteção de seu capuz de palha.
Atotô Obaluaiê
Atotô Babá!”
Agora que você já entendeu quem é Omolu na Umbanda, veja também:
Quem teve o coração partido sabe bem como é complexo. A quebra de sonhos e…
Quando você utiliza um jogo de Tarot, talvez não saiba, mas a gama de possibilidades…
A carta A Morte no Tarot costuma assustar os consulentes, entretanto ela é uma carta…
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
A carta do Enforcado no Tarot pode parecer assustadora para algumas pessoas, mas seu significado…
A carta A Justiça no Tarot está principalmente ligada à prudência na hora de tomar…