Dia de todos os santos

1.299 Views

Em inglês, o nome tradicional do Dia de Todos os Santos era Dia de Todas as Relíquias, (um santificado era um santo ou pessoa sagrada). A vigília ou véspera da festa, 31 de outubro, ainda é comumente conhecida como All Hallows Eve, ou Halloween.

A celebração, como outras diversas que a Igreja Católica colocou em suas agendas, se relacionam aos feriados pagãos.

Originalmente, os cristãos comemoravam o Dia de Todos os Santos em 13 de maio. Mas no século VIII, o Papa Gregório III mudou-o para 1º de novembro. Oficialmente, a Igreja escolheu esta nova data para marcar a dedicação papal de uma igreja em homenagem aos santos. Contudo, muitos historiadores acreditam que a Igreja realmente mudou a observância para corresponder ao Samhain e outros festivais de outono pagãos.

A Igreja Católica tinha uma política de longa data de incorporar tradições não-cristãs em seus feriados, a fim de trazer as pessoas para a fé católica. Isso incluía mudar as datas dos feriados cristãos para as datas de ocasiões não-cristãs estabelecidas. Outros historiadores enxergam, por exemplo, que a igreja marcou o Natal em 25 de dezembro para que correspondesse aos festivais pagãos do solstício de inverno.

O que é o Dia de Todos os Santos?

Também conhecido como Dia de Todas as Relíquias, ou Hallowmas, é uma celebração cristã em homenagem a todos os santos da história cristã. Talvez, você tenha sido ensinado a pensar nos santos como estátuas em um prédio de igreja. Contudo, é um lembrete anual de nossa conexão como cristãos com a igreja. Chama-se “Dia de Todos os Santos” e é comemorado todos os dias 1 de novembro.

No cristianismo ocidental, é observado em 1º de novembro pela Igreja Católica Romana, Igreja Metodista , Igreja Luterana e outras denominações protestantes. A Igreja Ortodoxa Oriental e as igrejas Católicas Orientais associadas observam o Dia de Todos os Santos no primeiro domingo após o Pentecostes. 

O festival cristão do Dia de Todos os Santos vem da convicção de que existe uma conexão espiritual entre aqueles que estão no Céu e na Terra. Na tradição católica, o feriado homenageia todos aqueles que passaram para o Reino dos Céus.

É um feriado nacional em vários países historicamente católicos. Na tradição metodista, o Dia de Todos os Santos se refere a dar a Deus sincera gratidão pelas vidas e mortes de seus santos, lembrando aqueles que eram conhecidos e não. 

Dia de todos os santos: o que as pessoas fazem?

O Dia de Todos os Santos é celebrado por cristãos em muitos países ao redor do mundo com ofertas. Em países como Espanha, Portugal e México, as ofertas são feitas neste dia. Em países como Bélgica, Hungria e Itália, as pessoas levam flores para os túmulos de parentes mortos.

Em outras partes da Europa, como Áustria, Croácia, Polônia e Romênia, é comum acender velas em cima de túmulos de parentes falecidos. Também é observado em partes da Ásia, como as Filipinas, onde as pessoas visitam túmulos de parentes falecidos e os limpam ou consertam. Eles também colocam flores nas sepulturas e acendem velas.

Na França, os cultos em memória de todos os santos são realizados em 1º de novembro, mas à noite o foco se volta para os mortos. Cemitérios por toda parte estão lotados de pessoas que vêm limpar e decorar as sepulturas familiares. 

O Dia de Todos os Santos está intimamente ligado ao Dia de Finados, realizado em 2 de novembro, que é dedicado às orações dos mortos que ainda não foram glorificados.

Dia de todos os santos: sobrenatural

Apesar de alguma inquietação na igreja, muitas idéias sobrenaturais persistiram nas celebrações da véspera do Dia de Todos os Santos, tornando a ocasião uma combinação notável de crenças cristãs e pagãs. No final do século 10, a igreja tentou dar um pouco mais de direção a essas tradições ao instituir o Dia de Finados, uma ocasião para reconhecer todos os cristãos mortos.

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é celebrado com missas e festas em homenagem aos mortos. Os vivos oram em favor dos cristãos que estão no purgatório , o estado na vida após a morte em que as almas são purificadas antes de prosseguir para o céu.

As almas no purgatório, que são membros da igreja assim como os cristãos vivos, devem sofrer para que possam ser purgadas de seus pecados. Por meio de oração e boas obras, os membros vivos da igreja podem ajudar seus amigos e familiares que partiram.

A verdadeira origem

Após sua introdução, este feriado saciou o interesse de muitos católicos na morte e no sobrenatural. Mas, a ideia anticristã de espíritos errantes persistiu em algumas áreas, assim como a atmosfera festiva do Samhain.

Reconhecendo que não poderia se livrar completamente dos elementos sobrenaturais das celebrações, a Igreja Católica passou a caracterizar os espíritos como forças malignas associadas ao diabo. É aqui que obtemos muitas das imagens mais perturbadoras do Halloween, como bruxas malignas e demônios.

O Dia de Finados vive hoje, especialmente no México, onde a Véspera de Todos os Santos, o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados são comemorados coletivamente como “Los Dias de los Muertos” (Os Dias dos Mortos). Em primeiro lugar, os Dias dos Mortos são uma época em que as famílias se lembram com ternura do falecido. 

Também é uma época marcada por festividades, incluindo desfiles espetaculares de esqueletos e ghouls. Em uma tradição notável, os foliões lideram uma procissão fúnebre simulada com uma pessoa viva dentro de um caixão.

Este baile de máscaras está intimamente ligado à celebração do Halloween, assim como outros elementos do Dia de Finados. Na próxima seção, veremos como um dos primeiros rituais do Dia de Finados pode ter levado às modernas doçuras ou travessuras.

O que achou? Nos deixe um comentário com seu pensamento. Aproveite e consulte também sobre as Bruxas do Brasil:

Recent Posts

Ritual da Lua Minguante – pela especialista Bruxa Morya

A Lua e suas fases podem nos influenciar de várias maneiras, mas você sabia que…

1 dia ago

Oração do anjo da guarda- pela especialista Sunna Taróloga

A busca pela oração do anjo da guarda ou maneiras de potencializá-las é algo muito…

2 dias ago

Runas de proteção: antigas guardiãs em tempos modernos

Utilizadas como oráculos há mais de dois mil anos, as runas são consideradas poderosos símbolos,…

3 dias ago

Numerologia do ano pessoal 2024- por Mateus Cordeiro

A Numerologia é uma prática antiga que busca entender e interpretar os padrões numéricos presentes…

3 dias ago

Como funciona a Mesa Radiônica?- por Sarita Aura & Luz

A busca pela cura espiritual e energética é algo que vem ganhando destaque, e uma…

4 dias ago

Horóscopo Semanal Astrocentro – 22/04 a 28/04

Um Olhar Através da Nossa Mente e Alma Caro(a) amigo(a) astral, vamos iniciar uma semana…

6 dias ago