Síndrome do coração partido

1.376 Views

Quem nunca teve uma desilusão amorosa que jogue a primeira pedra. Todas nós sabemos o que é se sentir rejeitadas, abandonadas e até mesmo traídas. Também sabemos que a dor pode ser tão forte que sentimos uma espécie de dor física, não? Trata-se de uma síndrome do coração partido. Não sabe o que é? Explicaremos.

Quando lembramos desta dor que dá no peito, sempre vem a mente o que sentíamos na adolescência. A gente sempre atribuía o fim do mundo ao término de um relacionamento. Causamos muitos dramas, mesmo sabendo que existe um futuro inteiro pela frente.

Já quando estamos mais velhas, percebemos o relógio andando mais rápido e viver a situação de uma desilusão amorosa pode remeter aos tempos antigos. Você sente uma dor forte no peito, uma aflição, falta de ar, uma espécie de enfarte, porém, na verdade, estes são sintomas do coração partido.

O que é a síndrome do coração partido?

Tako-Tsubo, conhecida também como síndrome do coração partido, é o nome dado à um problema cardíaco que ocorre quando uma pessoa sofre uma emoção muito forte (negativa ou positiva). Porém, as notícias ruins tendem a ter mais influência sobre nós, por isso é muito comum sofrer essa sensação após o término, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Acredita-se que o excesso de adrenalina que é causado por causa do susto da notícia ruim, é responsável pelo mal funcionamento cardíaco, causando uma reação parecida com a do infarto clássico, que é a quando as artérias se fecham e o coração para de bater. Porém na síndrome do coração partido, o coração não tem suas artérias entupidas, o coração simplesmente para por um tempo, mas volta ao normal depois de um tempo.

Essa doença foi descoberta no Japão, em 1990, por isso seu nome oficial é Cardiomiopatia de Tako-Tsubo. E, por causa da sua revelação recente, essa doença não é tão conhecida popularmente. Porém, já foi muito relatada em hospitais do mundo inteiro.

No Brasil já tivemos vários diagnósticos desta síndrome. Na maioria dos casos, as vítimas são mulheres acima de 55 anos e que passam pela fase pós-menopausa. Não existe um estudo que detalhe o motivo que torna este perfil como público-alvo, mas alguns médicos afirmam que a redução de estrogênio pode ser uma das explicações.

Sintomas da síndrome do coração partido

Os sintomas são os mesmos que o de um infarto clássico. A pessoa começa a sentir uma dor no peito, a respiração fica curta e em seguida ela passa a suar e ficar pálida, pois existe uma queda de pressão que pode resultar em um desmaio.

O coração para de funcionar. Após o susto, o organismo é capaz de descarregar uma grande onda de adrenalina e de outros hormônios do estresse, atrapalhando do seu funcionamento.

As enzimas cardíacas se elevam e o eletrocardiograma se altera devido ao susto. Quando é feito o exame de cateterismo não existe uma uma obstrução coronariana e nem placas de ateromas. Ou seja, algo momentâneo, é ai que entra a síndrome do coração partido.

Mas vale lembrar que não é todo mundo que passará pela síndrome, somente pessoas que já tem um problemas de estresse, depressão ou apresentam problemas no coração.

Leia também:

Como tratar?

Por ser um trauma emocional não existe um remédio para curar, depende do psicológico de cada pessoa. É preciso dar tempo para que a pessoa supere o problema causador da síndrome.

Não há como prevenir essa doença, mas você pode evitar que situações de conflitos como brigas, separações, guerras, polêmicas, estresses, em geral, controlar sua ansiedade e monitorar os batimentos cardíacos. Todos estão propensos a viver situações extremas, por isso o melhor jeito é se cuidar é controlando suas emoções através de exercícios que ocupem a mente, yoga, meditação.

Esclareceu suas dúvidas sobre a síndrome do coração partido? Veja outros textos que preparamos para você:

 

Recent Posts

Entenda o significado das horas iguais 09:09 com o Tarot!

Com nossa rotina corrida, às vezes percebemos algumas coincidências, como ver as horas iguais 09:09.…

2 dias ago

O que significa ver as horas iguais 23:23? Descubra agora!

Conforme seguimos com nossa rotina, ver horas iguais é algo que pode acontecer, como as…

4 dias ago

 Horóscopo Semanal – 25/03 a 31/03

Queridos leitores, preparem-se para uma semana de intensidade cósmica e revelações profundas, pois os astros…

4 dias ago

Entenda as horas iguais 16:16 e seu significado no Tarot

Geralmente o universo tem maneiras diferentes de nos mandar mensagens, como as horas iguais 16:16.…

4 dias ago

Simpatia do dinheiro 2024: traga prosperidade para você!

Geralmente encerramos o ano com a frase “Muito dinheiro no bolso, saúde para dar e…

5 dias ago

Esoterismo: entenda o que ele é e como funciona!

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais interessadas em cuidar do seu bem…

1 semana ago